sábado, 18 de junho de 2011

Dêem-me um ponto de apoio e eu levantarei o mundo!

A frase acima, é atribuída ao físico grego Arquimedes, que com ela enunciou o princípio das máquinas simples, mais especificamente das ALAVANCAS. Vou falar um pouco sobre as canetas com abastecimento por alavanca, provavelmente um dos sistemas de abastecimento mais interessantes já inventado.

O sistema, foi concebido pela empresa Sheaffer (EUA) e patenteado em 1908. As canetas abastecidas por alavanca, ou "lever fillers", são essencialmente canetas com reservatório interno de borracha. Essa borracha, ao ser comprimida, expulsa o ar de seu interior, diminuindo a pressão interna. Quando essa compressão é interrompida, a pressão atmosférica empurra a tinta do tinteiro para dentro do reservatório.

Existem várias maneiras de comprimir esse reservatório de borracha. Aqui nas "lever fillers", a alavanca fica no corpo da caneta do lado de fora. Quando a alavanca é movida para uma posição perpendicular ao corpo, uma barra interna com mola, comprime o reservatório de borracha. Liberando-se a alavanca, ela retorna à posição de repouso por ação contrária da mola. Repetindo-se a operação mais algumas vezes, a caneta está abastecida.

O sistema de alavanca, foi extremamente popular até a década de 70, quando acabou caindo em desuso. Essa popularidade, deve-se principalmente a um fabricante estadunidense extinto, que encerrou suas atividades em 1972, a Esterbrook.

Uma Esterbrook J (foto: 777PenRepair)

Abastecendo com o sistema de alavanca


As lever fillers, têm ainda uma interessante marca... Provavelmente são as canetas tinteiro que apareceram com maior freqüência nos desenhos animados... No desenho de 1939 "Autograph Hound" (O caçador de autógrafos), o impagável Pato Donald passa o episódio inteiro fugindo de um segurança de estúdio que tenta evitar que ele importune os artistas em sua caça de autógrafos. Na cena final, ao descobrir que o intruso é o famoso Pato Donald, o segurança tenta pedir um autógrafo oferecendo seu cassetete, que transforma-se numa caneta tinteiro lever filler. O resultado é hilário. Está na última cena do curta. Veja no link abaixo:


"Autograph Hound" - Walt Disney Productions

Outra hilária aparição de uma lever filler, quando o gato Tom tenta conseguir uma assinatura do camundongo Jerry num termo de perdão:

"Heavenly Puss" - Hanna Barbera MGM


Diversos fabricantes além da Sheaffer e da Esterbrook se aventuraram no sistema de alavanca. Parker e Eversharp nos EUA e a prestigiada Conway-Stewart (Reino Unido) são exemplos clássicos. A Conway-Stewart tem modelos lever filler até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores