domingo, 20 de novembro de 2011

Nem só de tinta vive o homem (IV)

No início desta série, falei rapidamente sobre as lapiseiras de conjunto e prometi que voltaria ao tema. Então aqui estamos nós.


Os fabricantes famosos de instrumentos de escrita de alta qualidade, sempre se preocuparam em oferecer o máximo a seus clientes em termos de instrumentos de escrita. Dessa forma, uma família completa de instrumentos de escrita nos dias atuais, chega a ser composta por até QUATRO instrumentos, uma caneta tinteiro, uma caneta esferográfica, uma caneta esferográfica de carga líquida ("roller ball") e uma lapiseira.


Essas diferentes modalidades de instrumentos, podem ser vendidas separadas ou juntas. Quando vendidos juntos, formam um CONJUNTO.


No início entretanto, antes do advento das esferográficas, os conjuntos eram compostos por uma caneta tinteiro e uma lapiseira. Os fabricantes sempre tentaram manter os componentes do conjunto, tão parecidos quanto possível, mas nem sempre isso dava certo. Algumas lapiseiras, eram tão diferentes de sua caneta-conjunto, que simplesmente pareciam não ser um "casal".


Em outros casos, a semelhança é tão grande, que às vezes é necessário observar com bastante atenção para descobrir quem é quem. Vamos a algumas imagens...


Conjunto Parker 51 Vacumatic - Lapiseira "cap atuated" (ejetora por pressão)


Conjunto Parker 51 Aerometric Trio (tinteiro + lapiseira + esferográfica) - Lapiseira "twist" (ejetora por giro)

Conjunto Parker Classic (esferográfica + lapiseira)

Conjunto Parker Vector (tinteiro + roller ball + esferográfica + lapiseira)

Conjunto Esterobrook J





Um comentário:

Seguidores